Na tarde da última quarta-feira, 22 de setembro, ocorreu mais um encontro na sede do SETCERGS para debater as alternativas para a circulação de caminhões no centro da capital gaúcha. Além do presidente anfitrião, José Carlos Silvano, e do Porto Seco Transporte e Logística, Afrânio Kieling, participaram do encontro representantes dos distribuidores de bebidas Ambev e Vonpar e do Grupo Zaffari.
Como a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vem anunciando que a partir do dia 15 de novembro poderão vigorar as restrições para caminhões no Centro Histórico da Cidade (região central), a reunião teve como finalidade principal, elaborar uma proposta alternativa à sugerida pelo órgão público municipal. “A primeira ideia é adiar esta data para ampliar as discussões”, salientou Silvano.
Na reunião foi apresentado um estudo elaborado pela Ambev, que aponta os principais esforços para a redução dos congestionamentos e problemas ambientais. Com relação à restrição de circulação de caminhões, a proposta aponta que o melhor cenário é aquele que combina produtividade e manobrabilidade.
Pelo projeto da EPTC somente poderão fazer a coleta e entrega de mercadorias no centro da cidade veículos com até 7 metros de comprimento, com capacidade para transportar no máximo 4,5 toneladas. De acordo com os representantes dos distribuidores de bebidas, esta alternativa multiplicará por quatro cada caminhão substituído.
Advertem também que as medidas podem ter resultados inesperados, como o aumento da circulação de veículos, da poluição ambiental, o custo das operações, entre outros problemas. Na busca de um consenso, a proposta de parceiras para a melhoria do trânsito e meio ambiente será entregue no encontro com a diretoria da EPTC, agendada para o próximo dia 05 de outubro, na sede do SETCERGS.
Fonte: Informe
Notícia enviada por: Carla
Realmente no que se refere a condições das rodovias como um todo, sempre é importante encontrar uma solução adequada, que nos leve com agilidade e segurança no local da entrega. Tento em mente que na capital tem um fluxo intenso de veículos de transportes é preciso uma decisão certa, para não prejudicar o andamento de nenhuma empresa bem como sua logística de transporte.
ResponderExcluir